Seguidores

terça-feira, 17 de abril de 2012

O QUE É A IGREJA?

A palavra grega "ekklesia", traduzida como "igreja" no Novo Testamento significa: grupo, assembléia ou congrega ao. Estevão usou esta palavra para descrever Israel nos tempos antigos (Atos 7:38). O apostolo Paulo relaciona esta palavra a outras para formar a frase "a igreja de Deus" (Atos 20:28) indicando a reunião de todos os que estão em rela ao espiritual com Deus pela Nova Aliança.

Em Iinguagem popular "igreja" designa o lugar (templo, santuário, etc.) onde a verdadeira igreja (o povo de Deus - membros do corpo de Cristo) se reúne. (I Coríntios 3: 16; 6: 19; Efésios 2:20-22). Nenhum edifício, porem, em termos bíblicos, pode constituir a igreja de Cristo.

Todos os membros da família de Deus são membros da igreja de Cristo, a Igreja Mundial. A expressão "igreja local", significa um grupo de pessoas reunidas num determinado lugar com a finalidade de: 1) Ministrar o Evangelho a todos quantos carecem do perdão divino. 2) Manter a unidade da Fe entre seus membros, promovendo o programa de evangelização (Atos 2:44-47). 3) Reconhecer os ministérios de liderança que Deus constituiu na igreja. 4) Participar do louvor, oração e comunhão coletivas (Atos 2:42). 5) Instruir seus filhos nos hábitos, disciplina e sacramentos da vida crista.

A igreja tem muitos símbolos no Novo Testamento, dentre os quais destacamos os seguintes: 1) Um rebanho: (Joao 10: 16) - cujo 0 pastor principal é Jesus, 0 qual deu à Sua igreja outros pastores (Efésios 4:11) para liderar, orientar e proteger 0 rebanho. 2) Lavoura de Deus: (I Coríntios 3:9) - A igreja aqui é retratada como um jardim ou campo que produz frutos para gloria de Deus. 3) Edifício de Deus: (I Coríntios 3:9) - Dá idéia de que Deus está construindo algo e acrescentando pedras vivas (nós) a esta construção. 4) Santuário de Deus: (I Coríntios 3:16) - Expressão que nos leva a pensar no louvor e adora ao que são inerentes à vida do povo de Deus, à sua igreja. 5) Corpo de Cristo (Efésios 1 :22-23) – o corpo é o veículo pelo qual Deus expressa Sua vontade. Compreendido este conceito, o cristão jamais pensará que a "Igreja de Cristo" tem pouco valos. 6) A Noiva de Cristo: (Efésios 5:25-27 - I Coríntios 11 :2) - esta concepção nos mostra o carinho com que Jesus trata Sua igreja. Ele se uniu a nós por laços de amor, ao ponto de dar Sua própria vida. 7) Coluna e Baluarte da Verdade: (I Timóteo 34:15) - Assim como Deus entregou suas promessas a Israel, pela Velha Aliança, a igreja é o deposito das verdades da Nova Aliança.

A igreja não foi contemporânea de Jesus. Jesus Afirmou: "Edificarei a minha igreja" (Mateus 16: 18), indicando que ela seria edificada depois da Sua afirmação. A passagem de Efésios 4:8-11 indica que foi o Cristo ressuscitado quem deu dons à Sua igreja. A igreja começou no dia de Pentecostes (Atos2:1-4).

As verdades fundamentais que devemos guardar a respeito da igreja são: 1 ) Existe uma só igreja; um só corpo (Efésios 4:4). 2) Cristo e o cabeça da igreja (Efésios 4:15 - Colossenses 1 :18). 3) Todos os cristãos são membros da igreja de Cristo (I Coríntios 12:12-26).

FONTE :COMUNIDADE CRISTÃ DA ACADEMIA DA FÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário