Seguidores

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O CONTROLE DE NOSSAS VIDAS

 

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” (Romanos 6:14)

A palavra-chave desta passagem é: domínio. Se aqui o Apóstolo Paulo diz que o pecado não terá domínio, significa que algum dia ele já teve e que um dia pode até voltar a ter. Mas a vontade boa, perfeita e agradável de Deus pra nós é que isso não aconteça, porque estamos debaixo da graça.

O problema não são as ações – as ações em si já foram perdoadas. O problema é que o diabo usa o pecado para tentar ter domínio sobre nossas vidas. Ele sabe que estamos debaixo da graça, mas ele tenta ocultar as coisas, não deixando que entendamos a realidade de quem somos em Cristo, e desse modo ele tenta colocar uma rédea sobre nossas vidas para nos controlar. Essa rédea é justamente o pecado.

Nós não somos mais pecadores, mas precisamos exercitar metanoia – que é o arrependimento, a mudança de mente. Esse é o ponto fundamental para obtermos vitória sobre o pecado.  Devemos olhar para o Senhor para que o Espírito Santo nos ajude e nos capacite a não cairmos em tentação. Devemos deixar para trás o que para trás fica, e seguir a Jesus.

Muitas pessoas interpretam mal o que falamos e pensam que, ao falarmos sobre graça, estamos sendo coniventes com o pecado, mas o que dá força ao pecado não é a graça, é a lei! O pecado deixa de ter domínio sobre nós justamente porque estamos debaixo da graça.

Precisamos nos entregar aos princípios bíblicos da fé e da graça, entendendo que não é pelos nossos méritos, pela nossa força ou nosso esforço que nos livramos do pecado, mas é porque nos rendemos a Deus e entregamos nossa vida pra ele. Quando nos rendemos, atestamos que somos fracos demais para conseguir; mas é na nossa fraqueza que somos forte, porque Deus entra em cena pra nos fazer mais do que vencedores.

É quando reconhecemos que precisamos de Deus, de Jesus, de graça, que ele nos fortalece para que o pecado não tenha domínio sobre nós!

Qualquer um de nós pode viver livre do domínio do pecado. Essa visão de que somos pecadores pobres e miseráveis é legalista! Podemos vencer. Como? Precisamos nos render a Deus, reconhecendo que ele, e somente ele, pode nos ajudar. Somos servos da justiça! Se andarmos na dimensão do espírito, sendo dirigidos e guiados pelo Espírito, guiados pela Palavra, deixaremos de pecar. Nós jamais vamos deixar de ser tentados, mas podemos vencer o pecado porque o Espírito de Deus está sobre nós!

Que você entenda hoje que Deus te ama incondicionalmente. Ele não te julga por causa dos pecados. Ele te transforma se você se rende a ele.

Fonte: Nova Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário